quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Livro novo na praça: Vadios e Imorais


Foi quando postei uma matéria sobre o pistoleiro de aluguel Dioguinho que conheci virtualmente o escritor Carlos Carvalho Cavalheiro.
Na ocasião ele se apresentou como um interessado pelo assunto Dioguinho, já que é descendente direto de uma das vítimas do pistoleiro, o fazendeiro José Venâncio de Azevedo Leal, assassinado numa emboscada em março de 1895 na estrada que liga Batatais a Altinópolis.
Trocamos algumas correspondências e só agora me deparei com o outro lado do ilustre correspondente, o do escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, um paulistano nascido em 1972 que ora publica o livro Vadios e Imorais - Preconceito e Discriminação em Sorocaba e Médio Tietê, publicado pela Crearte Editora.
O livro conta sobre a situação do negro em Sorocaba e região após a Abolição, a perseguição institucional sofrida pelos ex-escravos - vítimas de recrutamentos forçados e de perseguição policial numa guerra à vadiagem.
Nos idos da Lei Áurea (13 de maio de 1888) a imprensa costumava insinuar que o aumento de vadios pelas cidades se dava pela libertação dos escravos. Os negros libertos tendiam à vadiagem, diziam.
Esse pensamento era comum na sociedade escravocrata, a qual, como forma de justificar a própria instituição escravista, dizia que a escravidão era um benefício para os negros, pois não estariam preparados para viver em sociedade como homens livres. No romance estadunidense "A Cabana do Pai Thomaz", há uma citação nesse sentido: "Quando o negro está sob a tutela do amo comporta-se convenientemente, mas, logo que o libertam, torna-se preguiçoso, incapaz e bêbado. A liberdade não é benefício para eles".
Além do preconceito, da perseguição e discriminação aos negros, o livro Vadios e Imorais trata também da busca de uma territorialidade negra através da liderança de João de Camargo (o famoso taumaturgo) na Água Vermelha.
Com tiragem reduzida a apenas cem exemplares para comercialização, a edição e impressão contou com o apoio da empresa paulistana Canhedo Beppu, Engenheiros Associados.
Com o prefácio de Ademir Barros dos Santos, o livro Vadios e Imorais pode ser encontrado nas Livrarias Pedagógica (Tel.: 15 - 4009-2000) e Livraria Nacional (Tel: 15 - 3231 0508).
Os nossos parabéns e vida longa ao escritor Carlos Carvalho Cavalheiro.



VOLTAR AO BLOG DO ZÉ MÁRCIO